quinta-feira, 22 de abril de 2010


JOSÉ ONÉRIO DA SILVA, Prefeito Municipal de Indaiatuba, usando as atribuições que lhe são conferidas por lei,
FAZ SABER, que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte lei:
Art. 1º - Fica intiuído, o "Dia do Desbravador", a ser comemorado no quarto sábado de abril de cada ano.
Art. 2º - O dia do Desbravador passara compor o calendário oficial do município.
Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.


Justificativa

Em nosso país a história dos Desbravadores padece por falta de registros e documentação comprobatória. Não existem atas, nem livros, nem artigos de revistas, nem jornais que confirmem os fatos relatados. Falando ao jornalista Michelson Borges, da Casa Publicadora Brasileira, Henry Feyerabend disse: " Eu sempre entendi que em Lajeado Baixo foi fundado o primeiro Clube do Brasil, mas não tenho nenhuma prova disso, nem certeza, pois não há nenhum registro da organização desse clube.

Muitas realizações, nomes de pessoas, datas e informações podem ter caído involuntariamente no anonimato ou simplismente ter sido esquecidos pelas deficiências naturais da comunicação oral. Consequentemente, as versões existentes, aqui apresentadas, podem, num momento ou noutro, chocar-se. Mas que tal incarar tudo isso como parte de um grande e belo mosaico contruídos por muitos atores? O que você vai ler a seguir faz parte de um esforço de reconstrução da história, baseado praticamente em lembranças e relatos de personagens muito importantes para os Desbravadores no Brasil. Eles efetivemente contribuíram para estabelecer um programa que deu certo, e o mérito de todos (Cláudio Belz, Edgard Turcílio, Henry Feyerabend, Jairo de Araújo, Jesus Nazarenth Bronze, José Silvestre, Luis Roberto Farias, Osvaldo Haroldo Fuckner, Wilson Sarli...) foi acreditar no potencial dos juvenis e jovens cristãos de nosso país. A dificuldade de precisar nomes, lugares e datas pode ser a oportunidade de dedicar somente a Cristo as homenagens e o louvor pelo grande empreendimento espiritual e social que é o Clube de Desbravadores.

Segundo Claudinei Candido Silva, pesquisador do Departamento de Desbravadores da Associação Geral, o Pastor Jairo Tavares de Araújo, então líder da juventude Adventista da Divisão Sul-Americana, com sede ainda no Uruguai foi o primeiro a incentivar a organização de Clubes de Desbravadores na América do Sul. Em 1957, ele preparou um pequeno manual sobre como organizar um Clube de Desbravadores.

Filosofia

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é comissionada a compreender a juventude e treiná-la e servir à comunidade.
O Clube de Desbravadores é uma atividade espiritual e recreativa da Igreja, designada aos jovens de 10 a 15 anos de idade. Os Desbravadores apelam a esta idade devido ao seu programa do Clube de Desbravadores que satisfaz às suas necessidades e interesses.

** continuação **